Sabemos que o corte e poda de árvores são essenciais em várias situações. A poda, por exemplo, deixa a árvore muito mais saudável, e o corte, pode ser uma ação necessária, por mais que seja uma atitude mais drástica.

Para quem defende o meio ambiente, o corte de uma árvore até pode ser uma atitude desnecessária, mas muitas vezes, essa ação pode ser necessária, principalmente quando põe em risco a vida de outros seres vivos.

Até em tempos de pandemia, precisamos pensar no bem estar tanto do meio ambiente quando no bem estar dos seres vivos que habitam nele.

Neste artigo, vamos entender mais um pouco sobre o corte e poda de árvores, o porquê dessas ações serem necessárias e como sua empresa pode solicitar esse serviço.

Podar árvores como ação preventiva

Podar árvores não tem apenas a função de manter a árvore em um bom estado para que ela continue forte e bonita, a poda também tem função preventiva muito importante para um local.

O corte e poda de árvore são ações que para muitos, são desnecessárias, mas na verdade, elas são essenciais, principalmente para você que precisa manter seu local arborizado e seguro.

Quando as árvores são altas demais, com galhos muito grandes, elas acabam tomando conta de um local, podendo atrapalhar conexões elétricas e até causar alguns acidentes quando batem em fios que conduzem energia.

Por isso a poda é considerada uma ação preventiva. Com a poda, o risco desses acontecimentos é menor ou quase nulo.

Além das árvores grandes, existem as árvores de menor estrutura, ou seja, são mais baixas. É claro que essas não causam os mesmos problemas que as árvores altas, mas elas também podem causar algum problema de certa forma.

Essas, podem tampar placas de sinalização, prejudicar a visão de motoristas e pedestres, podendo até causar algum tipo de acidente. A poda nesses casos, é de extrema importante para prevenir acidentes.

É mesmo necessário cortar uma árvore?

Sabemos que as árvores são lindas e enfeitam qualquer lugar, mas em alguns casos, essa ação infelizmente se faz necessária.

Alguns motivos para o corte de árvore são:

  • Quando uma árvore já está em um estágio crítico e possui risco de queda.
  • Quando a árvore está comprometendo fiações elétricas e a poda não está resolvendo o problema.
  • Quando se faz necessário planos para construções (nesses casos, é preciso estar de olho na legislação).

O que a lei diz sobre o corte e poda de árvores?

Sabemos que as árvores são essenciais para uma boa qualidade de vida, sendo assim, é claro que quanto mais arborizado um ambiente for, melhor e mais bonito ele será.

O problema aparece quando as árvores estão comprometendo o ambiente ou causando algum risco de vida, e nesses casos, sim, é o corte e poda de árvores.

A lei permite que árvores sejam podadas ou cortadas, de acordo com os riscos que ela está causando. A prefeitura de sua respectiva cidade irá avaliar esses riscos e permitir ou não o corte e poda.

Como pedir pelo corte e poda de árvores?

Após entrar em contato com a prefeitura e receber autorização para o corte e poda de árvores, você deve entrar em contato com profissionais habilitados para realizar esse tipo de procedimento.

Isso, porque para cortar e podar árvores, são utilizados equipamentos específicos que garantem que tudo seja feito com a maior qualidade e cuidado possível.

Sendo assim, nunca realize o corte e poda de árvore se você for um profissional capacitado para isso porque há risco de acidentes.

 

Conclusão

Como vimos, as árvores são essenciais para a vida, mas muitas vezes elas precisam de manutenção.

O corte e poda de árvores faz parte dessa manutenção e também são ações de prevenção.

Verifique com a prefeitura de sua cidade para receber autorização e contrate profissionais habilitados para essa ação, para que todo o processo seja feito com segurança.