019 3232-0031 019 98135-5743

AQUECIMENTO GLOBAL, PRECISAMOS NOS PREOCUPAR?

23 dez 2019


A terra possui naturalmente a temperatura ideal para manter a vida dentro dele, se não fossem a união do dióxido de carbono, com metano e os vapores d’água nosso planeta seria completamente gelado e sem vida.

Esse fenômeno de aquecimento é conhecido como efeito estufa, no entanto devido às mudanças climáticas causadas pelas agressões ao meio ambiente, estamos vivendo os efeitos catastróficos do aquecimento global.

Quer saber mais sobre esses efeitos e como ele pode influenciar nossa vida na terra? Então leia o texto até o final.

COMO COMEÇOU O AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global começou muito lentamente quando a revolução industrial incentivou a produção e consumo de um número cada vez maior de produtos, sem se preocupar com a emissão de gases poluentes originários do processo de fabricação.

As indústrias começaram a ficar cada vez mais preocupadas  em aumentar a produção obter mais lucros, sem se preocupar com as consequências e muito menos em tomar medidas que pudessem controlar a emissão de gases poluentes.

Além da emissão de poluentes que favoreciam o aumento do efeito estufa, o desmatamento também é uma realidade que prejudica ainda mais a situação, pois as plantas são responsáveis por ajudar a filtrar o ar e manter o clima agradável.

O efeito estufa inicialmente permitia que uma quantidade de calor adentrasse à terra favorecendo a diversidade de vida no planeta, devido à emissão da grande quantidade de gases poluentes, a entrada de calor está cada vez maior, causando o aquecimento global.  

Estudos apontam o aumento de 0,7% de calor na terra, parece pouco, mas já é suficiente para o derretimento de geleiras que causa aumento nos níveis do mar, que por sua vez submerge ilhas e ameaçam as zonas costeiras no mundo todo.

Além disso, as catástrofes naturais se tornaram mais frequentes e ainda mais agressivas, as chuvas de tornaram mais intensas e as regiões secas se transformaram em verdadeiros desertos.

A necessidade de consumo se tornou um vício, mudar os hábitos de compra e aderir a um estilo de vida muito mais simples é uma questão de sobrevivência de todos os moradores da terra, portanto é preciso que cada um de nós faça a sua parte.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL PARA A SOCIEDADE

As consequências do aquecimento global são muitas e acredite ou não atinge todos os moradores da terra, sem deixar ninguém para trás. Veja agora as principais delas.

  • Mudança climática: calor excessivo, frio intenso, excesso de chuvas, fortes secas e ventos descontrolados.
  • Impacto negativo na economia, pois as catástrofes naturais causam prejuízos enormes.
  • Derretimento das grandes geleiras e consequentemente aumento do nível do mar.
  • Prejuízos para a colheita e pesca,  o que faz com que os alimentos fiquem cada vez mais caros.
  • Morte de animais e espécies e consequentemente a extinção deles.
  • Falta de água e alimentos em algumas regiões, o que leva muitos à miséria e morte.
  • Excesso de calor ou frio provocando muitas doenças e até morte.

CONCLUSÃO

Embora a situação seja muito grave e não seja possível voltar ao seu estado original, algumas atitudes simples como se locomover usando formas alternativas de transporte que não poluam o meio ambiente ajuda bastante.

Reciclar, promover a coleta seletiva e ter hábitos de vida mais simples, diminuindo consumo de produtos, reduzindo assim a produção de lixo também é uma forma de contribuir para que a situação não se agrave ainda mais.

Não fazer queimadas ou desmatamentos, não usar agrotóxicos nas plantas, economizar água e energia elétrica e dar preferência a produtos biodegradáveis também são formas de ajudar a amenizar o aquecimento global

No entanto, é preciso que todos se envolvem nesse objetivo para que o resultado apareça, ou nos unimos e prol de salvar o planeta ou morreremos todos juntos sofrendo com as consequências de nossas próprias ações.