019 3232-0031 019 98135-5743

DICAS: PODAS DE ÁRVORES

10 out 2019


Assim como as pessoas cortam os cabelos periodicamente com o objetivo de fazê-los crescer saudável e bonito, as podas de árvores também são necessárias para que as mesmas cresçam fortes e bonitas.

Dessa forma, a podas de árvores permite que os nutrientes sejam mais bem distribuídos em seus troncos, além de direcionar o crescimento dos galhos de forma que árvore tenha um desenho específico.

Quer aprender um pouco mais sobre poda de árvores? Então leia o texto abaixo para saber como fazer.

TIPOS DE PODAS DE ÁRVORES

Existem vários tipos de poda, para saber qual é o mais indicado para sua árvore é preciso entender para que serve cada um deles.

Poda de formação: esse tipo de poda é feita durante o crescimento, ele serve como uma espécie de orientação para que a planta ganhe formato e receba mais luz proporcionando um crescimento saudável.

Poda de limpeza: esse tipo de poda serve para retirar os galhos secos e feios, além disso, os brotos que nascem abaixo da copa também devem ser eliminados para não prejudicar o crescimento saudável, pois eles sugam muitos nutrientes da planta.

Poda verde: é utilizada em plantas frutíferas, quando estão com cerca de 3 anos de idade, o objetivo é retirar os galhos que não dão frutos e  o excesso de folhas que impendem a penetração da luz em toda a planta.

Poda da frutificação: deve ser realizada no período em que as árvores não estejam dando frutos, consiste em retirar galhos velhos, mesmo que tenham dado fruto, o objetivo é permitir que nasçam novos ramos mais fortes e ofereçam ramos mais saudáveis.

BENEFÍCIOS DA PODA

  • Retirar ganhos secos e tortos;
  • Ter árvores mais bonitas;
  • Melhor distribuição dos nutrientes;
  • Entrada correta da quantidade de luz em meio à copa;
  • Maior produção de frutos;
  • Plantas mais resistentes;

COMO FAZER A CORRETA PODA DE ÁRVORES

Para que as podas de árvores atendam os objetivos esperados é preciso respeitar algumas regras, a principal delas é em relação ao período da poda, que deve acontecer no final do mês de julho e início de agosto.

Ou ainda quando estiver próximo ao início da floração, esse período é conhecido como período da dormência da planta, ou seja, seu tempo de frutificar já foi encerrado e ela está aguardando o início da nova safra.

A primeira ação na poda é retirar os brotos dos troncos, pois eles podem se tornar novos ganhos e podem sugar os nutrientes para eles, fazendo com que a planta cresça desnutrida em outras regiões.

Efetue a poda da parte de cima da árvore para que a sua copa tenha limite no crescimento, para isso efetue a poda em forma de triângulo invertido, o que vai fazer com que ela cresça para ocupar aquele espaço que foi deixado.

CONCLUSÃO

Cada tipo de planta possui características específicas como altura, tamanho da copa, diâmetro do tronco e outras características, embora elas devam ser respeitadas é importante não permitir o crescimento desmedido da árvore.

Principalmente em casos de plantas frutíferas, pois isso pode dificultar a colheita e a realização periódica das podas.

Procure se informar sobre qual o tipo de poda mais indicada para a sua planta, lembrando que uma árvore pode passar por vários tipos de podas para que ela cresça saudável.

As podas de árvores é ato de cuidado com a planta e traz grandes benefícios que podem ser vistos claramente na sua composição e na melhora da frutificação.

Agora que você já conhece os benefícios das podas de árvore, assim como a forma de realizar a poda não deixe de ter esse cuidado especial com suas plantas.

Precisa de um serviço de Podas de Árvores? Entre em contato: https://floraraizes.com.br/servicos/corte-e-poda-de-arvores/