019 3232-0031 019 98135-5743

PODA DE ÁRVORES DEVE SER AUTORIZADA PELO ÓRGÃO RESPONSÁVEL

05 nov 2019

PODA DE ÁRVORES DEVE SER AUTORIZADA


As árvores desempenham um papel importante na arborização dos espaços, além de embelezá-los e contribuem para diminuição da poluição além de proporcionar  mais qualidade e estabilidade  

Para que elas cumpram esse papel é importante mantê-las bem cuidadas e bem podadas. Seja qual for o local que elas estiverem no momento da poda é preciso de autorização dos órgãos responsáveis.

Nos municípios essa autorização é concedida por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Após a solicitação é preciso aguardar os trâmites para que o serviço seja realizado.

Quer saber como funciona o protocolo de solicitação de serviços de podas de árvore? Siga a leitura do texto até o final e saiba mais.

SOLICITANDO O SERVIÇOS DE PODAS DE ÁRVORE

Antes de solicitar o pedido de poda de árvore é preciso saber que existem 4 tipos de podas que podem ser realizadas, sem contar que deve haver uma justificativa para tal pedido, como é o caso de prejuízos à iluminação pública.

Os tipos de poda são:

Poda de formação: realizada durante o crescimento, serve como direcionamento para o formato da árvore, permitindo que ela receba mais luz e seus nutrientes sejam bem distribuídos.

Poda de limpeza: esse tipo de poda serve para retirar os galhos secos e feios, além dos brotos que nascem nos troncos.

Poda verde: mais indicada para plantas frutíferas, por volta dos 3 anos de idade para retirar galhos secos ou infrutíferos e permitir maior incidência de luz.

Poda da frutificação: realizada fora do período de safra, esse tipo de poda permite a retirada de galhos velhos e maior frutificação.

Após identificar qual o tipo de poda necessário, é preciso procurar a Secretaria de Meio Ambiente e protocolar o pedido de realização do serviço.

É importante ressaltar que para todo o serviço de poda de árvore situada em especo público ou privado deve ser autorizado pelo órgão responsável.

Embora cada município tenha sua lei municipal, é certo que podas de árvores de forma irregular, ou seja, sem autorização podem gerar multas com altos valores para quem faz o serviço

Normalmente a solicitação de realização de serviços de podas de árvores, segue alguns critérios básicos desde a entrada do pedido até à realização do serviço, no entanto, como foi mencionada acima, cada município possui suas regras e leis.

1º passo: Protocolar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou outro órgão responsável o pedido de poda com a justificativa para a realização do serviço.  Essa solicitação deve conter em anexo cópia dos documentos pessoais e do local onde a árvore está situada.

2º passo: A solicitação é direcionada para o setor de corte e poda de árvores dentro da secretaria para ser apreciado. O pedido deve vir acompanhado de um Laudo técnico de engenheiro agrônomo onde ele determina que tipo de poda pode ser feito

3º passo: após a constatação por meio do pedido protocolado sobre a necessidade de realização do serviço de poda, é encaminhado um fiscal da área para produzir o relatório da situação.

4º passo: A secretaria de Meio Ambiente por meio do setor de corte e podas de árvores autoriza a realização do serviço. Em casos de árvores em vias ou espaços públicos, a própria secretaria faz a manutenção seguindo os critérios de necessidade.

Se a árvore estiver plantada em propriedade particular, a secretaria entra em contato com o solicitante para informar sobre a autorização de realização do serviço.

Esse por sua vez será o responsável pela contratação de uma empresa especializada em podas de árvore, pois não é ideal que o serviço seja realizado por alguém sem experiência na área para não prejudicar a planta.

CONCLUSÃO

É importante lembrar que qualquer tipo de poda de árvore em espaço público ou privado precisa de autorização do órgão responsável, por isso procure saber em seu município como conseguir essa liberação.

Essa informação pode ser adquirida na Prefeitura de sua cidade.

As árvores contribuem para um ar mais puro e ainda proporciona sombra deixando o clima mais agradável, sendo assim preservá-las é o mesmo que zelar pela qualidade de vida para todos. Você agora sabe como solicitar os serviços de  podas  de árvore em espaços públicos ou privados, portanto fique atento e não permita que as plantas sejam maltratadas ou cresçam de forma irregular

Solicite uma visita ou tire dúvidas: