019 3232-0031 019 98135-5743

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM REBAIXADOR DE TOCOS?

22 out 2019



O rebaixamento de tocos é uma técnica que consiste em retirar os tocos deixados na colheita florestal, pois eles dificultam o tráfego e operação de máquinas, diminuindo o rendimento operacional.

Durante a prática de reforma de povoamento, cujo objetivo é aumentar a produção de uma determinada área, se houver tocos no local, eles dificultam e atrasam o processo, dessa forma aderir ao rebaixador de tocos é a alternativa que faltava para resolver o problema.

Quer saber como funciona o rebaixador de tocos? Então leia o texto até o final.

COMO FUNCIONA O REBAIXADOR DE TOCO

O rebaixador de toco é um equipamento acoplado a um trator usado para rebaixamento de tocos de árvores, o trabalho consiste em retirar o excesso de madeira acima do nível do solo.   

Os tocos são restos de troncos deixados no solo, no momento da colheita, mas que além de apresentarem uma altura de cerca de 15 centímetros acima do solo, tem raízes dentro dele.

Se a colheita é feita usando serras elétricas, há possibilidade desses tocos serem ainda mais altos, sem contar que precisar a altura nesse momento é difícil pois trata-se de um local cheio de mato e irregular.

Se o objetivo do corte das árvores foi para promover a reforma, o ideal é que os tocos fiquem o mais baixo possível, para que haja as máquinas de preparação do solo possam trabalhar.

Se os tocos vão sendo deixados de uma colheita e outra, é possível que em pouco tempo a situação fique grave, exigindo medidas como o rebaixamento ou retirada dos tocos.

A situação fica ainda mais grave quando há necessidade de mudança de cultivo de produto, como é o caso de abandonar a plantação de eucalipto por cultivo de milho.

Sem contar que os tocos deixados representam dinheiro parado, porque é madeira que não foi comercializada e ainda precisará ser retirada.

Ele é possui um motor cilíndrico, que gira no sentido horário ou anti-horário com várias lâminas que funcional por meio de dois motores hidráulicos.

VANTAGENS DE ADERIR AO REBAIXADOR DE TOCOS

Se o rebaixador de tocos vier acompanhado do triturador o serviço ficará ainda mais completo e mais seguro para o proprietário e para o solo, pois haverá economia de recursos e tempos, além de respeito às regras ambientais.

Estamos falando de um equipamento que realiza 3 operações ao mesmo tempo: rebaixa os tocos, tritura resíduos e ainda limpa a área de cultivo. Essas eram as maiores necessidades dos produtos para evitar desperdício de tempo e recursos.

A principal vantagem do rebaixador de tocos é que ele, embora seja um equipamento grande e pesado, pode ser acoplado ao trator, sendo assim garante mais eficiência, com excelente tração mecânica, sem, no entanto causar prejuízos ao solo.

Outra vantagem do rebaixador de tocos ele permite o aproveitamento dos nutrientes que o solo oferece por meio dos restos vegetais, evitando dessa forma a erosão do terreno.

Além da redução dos custos, o rebaixamento de tocos reforça os cuidados que devem ser tomados em relação às regras de reflorestamento, por isso essa prática é tão utilizada na reforma das plantações de eucaliptos e pinos.

CONCLUSÃO

A reforma de terrenos seja para plantação de eucaliptos e pinus, ou para a mudança de cultivo de produto é um processo essencial para se obter um bom cultivo.

A preparação do solo deve ser a principal preocupação, pois é ele quem fornece o espaço e nutrientes para que a plantação seja próspera, usar o rebaixador de tocos é uma forma de valorizar e cuidar do solo, além da economia de tempo.

Agora que você já sabe o que é o rebaixador de tocos e quais as vantagens de usar um deles na reforma de terrenos, não deixe de usar esse equipamento para que a sua plantação e colheita sejam ainda melhores.