As árvores, assim como os seres humanos, também envelhecem e adquirem algumas doenças com o passar dos anos. A solução para algumas, pode ser a poda, para outras, o corte, se fazendo a necessidade do reflorestamento.

É triste ter que cortar uma árvore, que é uma parte do meio ambiente essencial para a vida. Mas muitas vezes, essa é a única solução para uma árvore que já não tem mais solução.

Além disso, árvores muito comprometidas, possuem riscos de queda, podendo ser muito perigoso para o local.

O reflorestamento nesses casos, é essencial para dar uma nova vida ao local, plantando no lugar da árvore que foi cortada, uma nova muda, para que um dia também se torne uma árvore.

Neste artigo, vamos ver mais sobre o reflorestamento para que ele não seja um problema para sua empresa, e sim a solução.

O que é reflorestamento?

Reflorestamento é o termo usado para dizer que, uma nova árvore ou novas árvores estão sendo plantadas em um local que foi desmatado, seja pela própria força da natureza ou pela ação humana.

O reflorestamento pode acontecer de forma natural, que é quando a própria natureza se encarrega de fazer crescer novas árvores, ou de forma planejada, quando ocorre por meio de ação humana através das plantações.

Muita gente confunde o reflorestamento com a arborização. Apesar de parecerem ser a mesma coisa, não é. A arborização é o plantio de árvores em regiões que antes não possuíam nenhuma árvore.

Diferente do reflorestamento, que como já vimos, é a plantação de novas árvores em áreas que antes havia outras, mas que hoje não há mais.

Por que fazer o reflorestamento?

Todos sabemos da importância das árvores para o meio ambiente para uma melhor qualidade de vida para os seres vivos.

As árvores, além de deixarem a aparência do local com muito mais vida, traz benefícios como:

  • Traz melhoras para a qualidade do ar, trazendo equilíbrio nos níveis de dióxido de carbono.
  • Reduzir a temperatura do ambiente, deixando-o mais fresco.
  • As árvores são importantes para a fotossíntese.
  • Preservam a biodiversidade local.
  • Ajuda a equilibrar os ecossistemas.

Quando as árvores estão comprometidas e a poda não for o suficiente, única solução é cortar. Mas, isso não será um problema, pois existe a opção do reflorestamento, e a Flora Raízes está pronta para isso.

O Brasil e o reflorestamento

Atualmente, o Brasil é um dos principais países que atuam no reflorestamento, seja por meio de ações civis ou de empresas especializadas.

Esses reflorestamentos, ocorrem tanto em áreas nativas como em áreas urbanizadas. As cidades estão vendo cada vez mais a necessidade de reflorestar, seja pela iniciativa do governo ou por iniciativa de empresas privadas.

Além disso, para reflorestar, é preciso conhecer qual é a melhor maneira de fazer esta ação.

Estamos prontos para o seu reflorestamento

Provavelmente você deve estar achando que o reflorestamento só consiste em plantar árvores. Mas o ato de reflorestar vai muito além disso.

Uma empresa especializada em reflorestamento, analisa todas as condições favoráveis para a plantação de uma nova muda, como por exemplo:

  • As condições climáticas.
  • A espécie de árvore correta para determinado clima.
  • Entender quais são as condições para que a muda cresça saudável.
  • Estudar a adaptação de uma planta naquele local.

Conclusão

Como vimos neste artigo, muitas vezes as árvores não resistem e precisam ser cortadas, seja por motivos naturais ou por motivos de prevenção de acidentes.

Se houver a necessidade do corte de árvores em sua empresa ou propriedade, isso não precisa ser um problema.

Estamos prontos para o reflorestamento, visando sempre as melhore condições para o meio ambiente.