A poda de árvores é um processo importante para que a mesma cresça e permaneça saudável, valorizando assim sua beleza e permitindo que todos usufruam dos benefícios de ambiente arborizado.

Além de oferecer sombra e auxiliar no controle da temperatura, as árvores oferecem os mais variados tipos de frutos. Sendo assim os cuidados com elas devem ser redobrados.

Para efetuar a poda de árvores é preciso saber como fazer e qual o momento adequado para realizar o serviço. Quer aprender como e quando fazer? Então prossiga na leitura do texto e aprenda mais.

COMO FAZER A PODA DE ÁRVORES

Antes de tudo é importante entender quais os tipos de poda de árvores existem e para que serve, para em seguida entender como é o procedimento.  Veja abaixo a descrição dos tipos de poda e como realizar cada um deles.

Poda de formação: para que a árvore tenha o crescimento em formato adequado é feita a poda de formação, dessa forma ela vai crescer mais saudável e receberá mais luz para que seu crescimento seja saudável. 

Poda de limpeza: assim como é feita a limpeza de um quintal retirando o que não presta, a poda de limpeza é realizada nas árvores para retirar os galhos secos e feios.

Além disso, é preciso retirar também os brotos que nascem nos troncos das árvores, pois eles sugam os nutrientes da planta fazendo com que seus galhos da parte superior fiquem fracos.

Poda verde: as árvores frutíferas por volta de seus 3 anos de idade precisam passar pela pode verde para retirar os galhos que não dão frutos e o excesso de folhas, pois estas impedem a penetração de luz no meio da copa da planta.

Poda da frutificação: aproveitando o período de descanso da árvore, época em que ela não está com frutos ou flores deve ser feita a poda da frutificação para fazer a retirada que galhos infrutíferos e velhos para que surjam novos e mais produtivos.  

QUANDO FAZER A PODA DE ÁRVORES

Assim como as pessoas e animais possuem metabolismos diferentes, as árvores também são diferentes e cada espécie tem as suas características particulares, sendo assim é preciso respeitar a época adequada de cada uma delas.

Outro detalhe importante que deve ser respeitado é o clima, no período do inverno as árvores ficam com o metabolismo mais lento, sendo assim a poda nessa época vai regenerar as partes podadas sem, no entanto prejudicar outras partes da planta.

Em casos de árvores frutíferas é preciso verificar cada espécie antes de fazer a poda, pois cada uma delas tem um período de frutificação. No entanto, é preciso lembrar que nunca se deve realizar a poda quando a planta estiver florida.

Outro cuidado importante que se deve tomar no momento da poda de árvores é em relação ao uso das ferramentas, estas deve estar bem amoladas para que os troncos não fiquem machucados e a regeneração seja prejudicada.

É importante adequar os equipamentos à estrutura da planta, galhos mais finos podem ser cortados com tesoura de poda, enquanto que os mais grossos requerem uma tesoura que tenha maior pressão ou serras.

 Árvores mais velhas e com troncos e galhos mais grossos e pesados requerem o uso de máquinas de serra, porém por ser uma ferramenta perigosa, só deve ser manuseada por um profissional capacitado.

Apenas as podas mais simples podem ser feitas por pessoas comuns, árvores mais altas ou com troncos e galhos mais grossos devem ser podadas por profissionais habilitados usando os equipamentos de segurança como óculos, luvas, capacete e cinto de segurança.

CONCLUSÃO

Realizar a poda de árvores em períodos adequados vai fazer com que você tenha plantas mais bonitas, mais saudáveis e mais frutíferas, para alcançar os resultados desejados, basta respeitar as características de cada uma delas.

O uso dos equipamentos de poda em boas condições contribui para que o processo de regeneração seja muito mais rápido, sendo assim verifique as condições de cada um deles antes de iniciar a poda.

As principais informações sobre como e quando realizar a poda de árvores está aqui, agora é a sua vez, verifique a espécie de árvore e qual seu período de frutificação para que a poda possa ser feita com segurança.