Diferente das estruturas que são feitas de tijolo e concreto, os jardins precisam de manutenção constante, sendo necessário serviços de paisagismo.

Assim como nós, seres humanos, que cortamos o cabelo e as unhas (podemos chamar isso de manutenção), as plantas também precisam dessa manutenção, que são as podas e os pequenos reparos.

Para o paisagismo e manutenção de um local, é preciso muita técnica e pessoas habilitadas e especializadas, pois apesar de parecer um serviço simples, ele não é, precisa de muito cuidado para ser realizado.

Além disso, cada tipo de planta possui suas particularidades, ou seja, cada uma precisa ter sua manutenção conforme seu tipo e suas necessidades.

Por isso, os serviços de paisagismo são essenciais para a manutenção das áreas com plantas, árvores, arbustos, gramados e entre outros tipos de vegetações. Continue com a leitura até o final para entender mais sobre o paisagismo.

O que é o paisagismo?

O paisagismo, é considerado o planejamento e a construção de áreas de jardins e praças e entre outras áreas, mas ele vai muito além de apenas a criação desses espaços.

A ideia do paisagismo, é recompor espaços que foram afetados ou que precisam ser reorganizados. Essa reorganização não inclui apenas conhecimentos sobre as plantas, mas também conhecimentos na área de arquitetura e urbanismo.

Além disso, para um serviço completo de paisagismo, é preciso respeitar o local e sua cultura, para o resultado final seja um ambiente harmonioso, combinando as plantas, árvores, arbustos, gramados e flores.

Algumas pessoas confundem paisagismo com a jardinagem. De fato, uma profissão está ligada a outra, porém, possui tarefas diferentes.

A jardinagem, se trata da manutenção do plantio de plantas, vasos de plantas e de flores e cuidados gerais com um jardim.

Já o paisagismo, exige um pouco mais de técnica para a harmonização do local e para a manutenção da maneira certa para a estética de cada tipo de vegetação.

O que um serviço de paisagismo oferece?

Um serviço de paisagismo inclui vários profissionais para tudo seja feito da melhor maneira possível.

Os profissionais envolvidos nesse processo, são paisagistas, profissionais de jardinagem, profissionais agrônomos para o controle de pragas e alguns assistentes.

E a manutenção paisagista, faz serviços como:

  • Podas estéticas específicas para cada tipo de vegetação.
  • Coleta de material para compostagens, como galhos, folhas e outros materiais provenientes das vegetações, que depois serão transformados em adubo.
  • Substituição de mudas ou plantas que estão causando algum impacto ou comprometimento para o jardim.
  • Retirada der ervas daninhas que prejudicam a vegetação.

Manutenção de ambientes e jardins

Manter a manutenção de uma área com jardins e outros tipos de vegetação, é muito importante principalmente para manter a limpeza e a harmonização da paisagem de acordo com o local.

Manter um jardim muitas vezes pode parecer ter o custo alto. Por isso, é necessário que o planejamento de toda a área tenha sido realizado de forma profissional.

Um bom serviço de paisagismo, com certeza irá indicar as melhores plantas, flores e árvores para ser colocada em uma área de acordo com o clima, e de acordo com a estética do ambiente.

Jardins de menor extensão, por exemplo, a manutenção pode ser feita por um jardineiro, mas áreas maiores como por exemplos, empresas, condomínios, parques e terrenos muito extensos, o ideal é um serviço especializado.

Conclusão

Como vimos, o serviço de paisagismo é muito importante tanto para a estética de um ambiente como para manter o jardim saudável através da remoção de resíduos, ervas daninhas e das podas adequadas.

Se seu condomínio precisa de manutenção nos jardins, contrate um serviço especializado de paisagismo para que todo o trabalho seja feito de maneira profissional.